Com 33,9 km de extensão, 10 túneis e 43 obras de arte especiais (como pontes e viadutos) os Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião compõem uma ligação estratégica entre o Vale do Paraíba e o porto de São Sebastião.
O trecho Sul, inaugurado em novembro, soma-se ao Contorno Norte, e o novo complexo viário já reduzirá o tempo de viagem dos turistas que se dirigirem às praias do litoral Norte paulista neste verão.
Para trazer maior velocidade, sustentabilidade e economia à sua implantação, o novo contorno viário contou com soluções de engenharia inovadoras e de alta eficiência, em diversas situações, implementadas pela EGTC Infra, construtora responsável pela obra.
A princípio, para quase todas as contenções, o projeto original especificava aterros com faces de concreto armado ou em paredes ancoradas. Com a retomada dos trabalhos, em 2021, foi estabelecido um prazo exíguo de 26 meses para sua conclusão, tornando necessária a busca por alternativas com maior velocidade executiva e custos menores.
Logo de início, se apresentava um desafio crítico: uma contenção não concluída em cortina atirantada com face de concreto apoiada em estacas raiz se interpunha no caminho de acesso a um túnel que precisava ser construído no menor tempo possível.
Consultado, o departamento de engenharia da HUESKER, empresa global de soluções com geossintéticos para obras de infraestrutura, trabalhou em conjunto com os projetistas da EGTC Infra na elaboração de diversos estudos e análises para a otimização e reengenharia do projeto existente.

Solução com geossintéticos acelera execução da obra
A alternativa escolhida para acelerar a construção do chamado Muro 11 foi a finalização da contenção por meio da técnica de solo reforçado com as geogrelhas Fortrac T, eliminando a necessidade de execução dos tirantes que faltavam e trabalhando com seções mistas.
Compondo a classe de materiais geossintéticos, produtos industrializados fabricados com polímeros sintéticos como poliéster e PVA, as geogrelhas vêm sendo utilizadas em obras geotécnicas no mundo todo há mais de 50 anos, permitindo substituir com vantagens os métodos tradicionais da engenharia.
A confiabilidade de produtos capazes de suportar solicitações extremas, garantida por programas de controle de qualidade e pela certificação por laboratórios internacionais, permite não apenas realizar obras mais rápidas e econômicas, como também mais seguras, tanto em termos de proteção do meio ambiente, quanto em termos de carregamentos aplicados.
No caso do Muro C11 do Contorno de Caraguatatuba, a aplicação da técnica de solo reforçado com geogrelhas permitiu uma redução importante no prazo de conclusão da obra, substituindo o muro de contenção com tirantes previsto no projeto original.
Foram utilizados aproximadamente 28.000m2 de geogrelhas Fortrac T de poliéster, com diferentes resistências à tração nominais ou características, e alongamento máximo de 10% na resistência nominal.
Produzidas com materiais sintéticos de alto módulo de rigidez e baixa deformação, estas geogrelhas são envolvidas por um revestimento polimérico de proteção e apresentam excelente desempenho a longo prazo.
Atuando como elemento de reforço e estabilização em aterros sobre solos moles, terrenos tratados ou estaqueados, muros de contenção e taludes íngremes, a linha de geogrelhas Fortrac T apresenta um fator de redução global inferior a 1,84 para uma vida útil de 120 anos, de acordo com a certificação emitida pelo British Board of Agrément (BBA).
Incluindo o período de estudos e projetos, em quatro meses a contenção foi finalizada, sendo que a construção do Muro 11 levou apenas dois meses.
A grande sinergia entre a HUESKER e a EGTC Infra na solução deste desafio levou à adoção da técnica de solo reforçado em outras contenções no Lote 01, sentido Ubatuba, incluindo dois encontros de viaduto. No total, neste lote foram feitas 4 contenções com aproximadamente 2.460m² de face e o consumo de quase 36.000m² de geogrelhas Fortrac T.

Sistema inovador reduz os prazos construtivos
Com o sucesso das obras no Lote 1, as contenções do Lote 2 (Contorno Sul), também foram alteradas ou adaptadas para o Sistema Quadratum.
Desenvolvido pela HUESKER para contenções em solo reforçado, o Sistema Quadratum substituiu com vantagens as soluções mais tradicionais especificadas inicialmente, tanto em encontros de viadutos, quanto em situações de greide e pé de talude.
Com montagem rápida, possibilitando a produção de 100 metros quadrados de face por dia, o Sistema Quadratum permite que grandes obras sejam realizadas em prazos restritos.
Seus gabaritos em tela metálica são rotulados, o que permite o transporte do módulo fechado, ocupando pouco espaço. Chegam prontos para instalação no local da obra e garantem a qualidade estética e a durabilidade da face, tanto para um acabamento em pedras quanto com face vegetada.
Suas telas são galvanizadas por imersão a quente, protegendo o aço de agentes corrosivos e garantindo uma face permanente para as contenções. Para os Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião, devido à agressividade do ambiente marinho, as telas Quadratum receberam uma galvanização especial que garante sua durabilidade por 120 anos.
Dentre as diversas obras realizadas para os Contornos com tecnologias HUESKER, merece destaque também a contenção executada na saída do último túnel, próximo ao porto de São Sebastião.
Neste local, o projeto original previa a construção de dois viadutos na forma de beliche, ou seja, com uma pista sobre a outra. Trazendo diversas vantagens, a estrutura planejada inicialmente para a pista inferior foi substituída pelo Sistema Quadratum.
A fundação dos muros foi tratada com colunas DSM e a altura máxima da contenção foi de 14 metros. Devido à facilidade de montagem e velocidade de execução, a adoção da técnica de solo reforçado com geogrelhas resultou em diversos benefícios, tanto financeiros quanto para a sustentabilidade da obra e o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Redução de impactos ambientais e sociais
Os ganhos significativos para o meio ambiente, propiciados pelo Sistema Quadratum, também constituíram um diferencial. Um estudo meticuloso avaliou comparativamente as emissões relacionadas aos ciclos de vida dos materiais empregados em cada alternativa, considerando emissões das Declarações Ambientais de Produtos (EPD) dos materiais industrializados e bases de dados públicas para materiais naturais.
Os resultados atestam que a substituição das soluções iniciais pelo Sistema Quadratum promoveu uma significativa redução da emissão de gases de efeito estufa, de cerca de 300 t CO2eq. de carbono incorporado, o que equivale a 58 viagens de carro ao redor do mundo. Este sistema permitiu a utilização do material pétreo produzido com as escavações dos túneis, a redução das áreas de supressão e a utilização de equipamentos de pequeno porte, além de minimizar o consumo de concreto na obra.
Vantagens em relação ao impacto social foram também verificadas com a alteração do projeto, que possibilitou o uso da área de terraplenagem das contenções como caminhos de serviço, minimizando intervenções no meio social da comunidade local ao executar a frente de trabalho unicamente pelo eixo de obra e não utilizando viário municipal.
No total, as contenções realizadas no Contorno Sul somaram aproximadamente 8.815m² de face, construídos com a utilização de 6.225 conjuntos de telas do Sistema Quadratum e aproximadamente 102.000m² de geogrelhas Fortrac T.
O trabalho conjunto com a EGTC Infra e demais projetistas envolvidos possibilitou o desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis, contribuindo para garantir viagens mais rápidas, seguras e confortáveis para turistas e população local, além de contribuir para o desenvolvimento da região ao facilitar o acesso ao Porto de São Sebastião.
Para conhecer as soluções HUESKER, acesse www.HUESKER.com.br
