A mobilidade urbana em Salvador está a um passo de ganhar um reforço importante. Os primeiros trens do VLT do Subúrbio, adquiridos pelo estado da Bahia, devem chegar em dezembro, com testes programados para iniciar em janeiro. A expectativa é que os equipamentos, fabricados pela espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), passem por avaliações de velocidade, segurança e iluminação antes de entrarem em operação.
Visita do governador à fábrica da CAF
Em fevereiro, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitou a sede da CAF em Hortolândia–SP, para acompanhar a revisão dos vagões. A empresa é responsável pela fabricação e manutenção dos trens, que foram adquiridos em um acordo mediado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Durante a visita, o governador destacou o bom estado de conservação dos equipamentos, que passaram por manutenção regular.
A compra dos 49 trens, cada um com sete vagões, foi realizada junto ao estado do Mato Grosso. O processo contou com a participação das Procuradorias Gerais da Bahia e do Mato Grosso, além dos respectivos Tribunais de Contas estaduais. A negociação permitiu que a Bahia adquirisse os trens de forma ágil, evitando um longo processo de licitação.
Próximos passos para o VLT do Subúrbio
Com a chegada dos trens em dezembro, a fase de testes está programada para começar em janeiro. O primeiro trecho do VLT será submetido a avaliações técnicas, incluindo verificações de velocidade máxima, sistemas de segurança e eficiência da iluminação. Esses testes são essenciais para garantir que os trens estejam prontos para operar com segurança e confiabilidade.
A aquisição dos trens foi possível graças a um contrato que previa a revisão e atualização dos equipamentos. O Mato Grosso havia comprado os trens para um projeto de VLT que não foi adiante, e a mediação do TCU facilitou a transferência para a Bahia.
FAQ
1. Quando os trens do VLT do Subúrbio chegam a Salvador? Os primeiros trens devem chegar em dezembro.
2. Quando começam os testes com os trens? Os testes estão previstos para iniciar em janeiro.
3. Quantos trens foram adquiridos pela Bahia? Foram adquiridos 49 trens, cada um com sete vagões.
4. Quem fabricou os trens? Os trens foram fabricados pela empresa espanhola CAF.
5. Qual foi o papel do TCU na aquisição dos trens? O TCU mediou a negociação entre a Bahia e o Mato Grosso, agilizando o processo de compra.