O Governo de São Paulo e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) deram um passo decisivo para a construção do Túnel Imerso Santos-Guarujá, uma obra que promete revolucionar a mobilidade na Baixada Santista. Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o projeto será o primeiro do tipo no Brasil e o maior da América Latina. O edital será publicado em 27 de fevereiro, e o leilão está marcado para 1º de agosto.
[h2] Uma obra aguardada há décadas
A necessidade de uma ligação direta entre Santos e Guarujá é antiga. Atualmente, mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres cruzam diariamente as duas cidades, utilizando balsas ou rodovias. Com o túnel, a travessia será reduzida de 50 minutos para menos de cinco, otimizando o fluxo de pessoas e mercadorias.
A estrutura terá 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos. Serão três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos para pedestres e ciclistas. A obra é parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integra o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Tecnologia e logística
O túnel será construído com seis módulos de concreto pré-fabricados, montados em uma doca seca antes de serem instalados no leito marinho. Cada módulo passará por testes de vedação e impermeabilidade antes de ser transportado por flutuação até o local definitivo. A profundidade de 21 metros garantirá segurança e durabilidade à estrutura.
A obra facilitará o deslocamento de pessoas e também melhorará a eficiência logística do Porto de Santos, um dos mais importantes do país. A separação entre o tráfego urbano e o portuário trará benefícios para toda a região, contribuindo para a geração de empregos e o crescimento econômico.
Parcerias que viabilizam o projeto
O Túnel Imerso Santos-Guarujá é resultado de uma colaboração entre o Governo de São Paulo, o MPor, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Autoridade Portuária de Santos (APS). O investimento será dividido igualmente entre o governo estadual e a União, com participação da iniciativa privada.
Impacto na região e no país
A conclusão do túnel representará um avanço histórico para a Baixada Santista. Além de reduzir o tempo de viagem, a obra trará mais segurança e conforto para moradores e visitantes. Para o Porto de Santos, a nova estrutura significa maior capacidade de escoamento de cargas, fortalecendo sua posição no cenário nacional e internacional.
FAQ
1. Qual o prazo para a conclusão do Túnel Imerso Santos-Guarujá? O leilão está previsto para 1º de agosto, e o edital será publicado em 27 de fevereiro. A obra deve levar alguns anos para ser concluída, mas ainda não há uma data exata definida.
2. Como será financiada a construção do túnel? O investimento de R$ 6 bilhões será dividido entre o Governo de São Paulo, a União e a iniciativa privada.
3. Quais os benefícios do túnel para o Porto de Santos? A obra vai separar o tráfego urbano do portuário, melhorando a logística e aumentando a capacidade de escoamento de cargas.