A infraestrutura rodoviária em Goiás acaba de receber um grande impulso com o resultado do leilão de concessão das rodovias da chamada Rota Verde, realizado na B3, em São Paulo. O Consórcio Rota Verde foi o grande vencedor do certame, apresentando um desconto de 18,07% sobre a tarifa básica do pedágio, que foi estabelecida em R$ 0,12413 por quilômetro. Essa iniciativa promete melhorar a logística, fomentar a economia regional e proporcionar maior segurança e fluidez no transporte rodoviário.
Uma concessão tática para Goiás
O projeto abrange uma extensão total de 426,2 km, contemplando dois trechos principais. O primeiro conecta o entroncamento da BR-060/GO com o Anel Viário de Goiânia até o entroncamento com o Contorno de Rio Verde. O segundo trecho liga a BR-452/GO ao entroncamento com a BR-060, em Rio Verde, e segue até a BR-153, em Itumbiara.
Com contrato válido por 30 anos, o consórcio assumirá a responsabilidade de operação, manutenção e execução de obras de ampliação e modernização da malha viária. Entre as melhorias previstas estão:
- Duplicação de 31,1 km de rodovia;
- Implantação de 122,7 km de faixas adicionais;
- Construção de 28,9 km de vias marginais.
Essas intervenções facilitarão o transporte entre importantes polos econômicos do estado, e impulsionarão o desenvolvimento urbano ao longo dos trechos concedidos.
Efeitos econômicos e sociais do projeto
O investimento total estimado em quase R$ 7 bilhões gera grande expectativa em termos de impacto econômico. O projeto tem potencial para criar 58.389 empregos diretos, indiretos e por efeito-renda, abrangendo desde a construção civil até serviços associados à operação das rodovias.
Além disso, o estado de Goiás será beneficiado pela instalação de:
- 14 passarelas para pedestres;
- 36 pontos de ônibus;
- 11 passagens de fauna;
- Um posto de pesagem dinâmico (PPD).
Essas intervenções demonstram a preocupação com segurança viária, sustentabilidade ambiental e acessibilidade para as comunidades locais.
Competitividade no leilão
O leilão contou com ampla concorrência, atraindo a participação de quatro grandes players do setor de infraestrutura:
- Consórcio Rota Verde (vencedor)
- Consórcio Infraestrutura GO
- BTG Pactual Infraestrutura III
- Consórcio Rota Cerrado
A oferta do Consórcio Rota Verde foi decisiva graças ao desconto agressivo de 18,07% na tarifa básica de pedágio. Essa estratégia, aliada à robustez do plano de execução apresentado, garantiu sua posição de destaque no certame.
Benefícios ao usuário
Com a concessão, os motoristas que utilizam os trechos passarão a contar com infraestrutura mais moderna e serviços aprimorados, como atendimento rápido em caso de emergências e vias com maior capacidade. A tarifa reduzida promete equilibrar os custos para os usuários, ao mesmo tempo em que assegura recursos para a manutenção contínua das rodovias.
A duplicação e ampliação das vias minimizarão gargalos, reduzindo o tempo de deslocamento e contribuindo para a segurança de motoristas e pedestres.
Sustentabilidade incluída
Outro diferencial do projeto é a inclusão de medidas voltadas à preservação ambiental, como as 11 passagens de fauna. Essas estruturas permitirão a travessia segura de animais, reduzindo atropelamentos e preservando a biodiversidade local.
O planejamento sustentável é uma exigência cada vez mais frequente em concessões de infraestrutura, e o projeto da Rota Verde é um exemplo claro de como desenvolvimento econômico e proteção ambiental podem caminhar juntos.
Perspectivas para a infraestrutura em Goiás
Essa concessão marca mais um passo no fortalecimento da infraestrutura em Goiás. A ligação entre Goiânia, Rio Verde e Itumbiara é estratégica, conectando regiões de alta atividade agroindustrial e facilitando o escoamento da produção para mercados nacionais e internacionais.
Com a implementação das melhorias previstas, espera-se uma redução expressiva nos índices de acidentes e uma elevação na competitividade econômica da região. Para o estado, o projeto também representa um marco no modelo de concessões rodoviárias, com potencial para atrair novos investidores em futuras iniciativas.
FAQ – Principais dúvidas sobre o projeto Rota Verde
1. Quais trechos estão incluídos na concessão da Rota Verde? Os trechos vão do entroncamento da BR-060/GO com o Anel Viário de Goiânia até o entroncamento com o Contorno de Rio Verde, além da BR-452/GO, que conecta Rio Verde à BR-153, em Itumbiara.
[h3] 2. Qual será o prazo de vigência do contrato de concessão? O contrato tem duração de 30 anos, período em que o consórcio será responsável pela gestão, manutenção e modernização das rodovias.
3. Quais melhorias estão previstas nas rodovias concedidas? Estão previstas duplicação de 31,1 km, implantação de 122,7 km de faixas adicionais, construção de vias marginais, instalação de passarelas, pontos de ônibus e passagens de fauna, além de um posto de pesagem dinâmico.
4. Qual é o investimento total estimado no projeto? O investimento previsto é de aproximadamente R$ 7 bilhões, com potencial para gerar mais de 58 mil empregos diretos e indiretos.
5. Como o projeto beneficiará os motoristas e as comunidades locais? Os motoristas terão vias mais seguras, redução no tempo de deslocamento e serviços aprimorados. As comunidades locais ganharão em acessibilidade e com os impactos econômicos positivos da concessão.