A renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), operada pela VLI Logística desde 1996, está no centro das atenções do governo do Espírito Santo. Com o contrato de concessão da VLI previsto para terminar em 2026, há uma proposta em andamento para estender a vigência por mais 30 anos, o que inclui investimentos de quase R$ 24 bilhões. No entanto, o governo estadual levanta preocupações sobre o impacto desses investimentos na infraestrutura local, em especial para o desenvolvimento do setor logístico.
Essas questões serão discutidas em audiência pública no dia 15 de outubro, em Vitória, na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O evento promete ser um marco na análise do futuro logístico da região, envolvendo tanto o governo quanto representantes do setor produtivo.
A Ferrovia Centro-Atlântica na Logística
A FCA desempenha um papel relevante na movimentação de cargas que passam pelo Espírito Santo, apesar de a concessão original não incluir o trecho da ferrovia que conecta o estado diretamente. A empresa utiliza a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), em acordo com a Vale, para transportar produtos de Minas Gerais até os portos da Grande Vitória, o que torna essa infraestrutura fundamental para a logística regional.
A proposta de renovação da concessão da FCA inclui a devolução de um trecho da ferrovia que liga Itaboraí, no Rio de Janeiro, a Vitória, com uma extensão de 565,35 km. Embora a VLI não opere diretamente nesse trecho, o transporte de cargas da FCA via EFVM continua sendo estratégico para o escoamento de mercadorias até os portos capixabas.
Investimentos planejados
Um dos pontos mais sensíveis levantados pelo governo capixaba é a alocação dos investimentos propostos pela VLI. Conforme o plano de negócios apresentado, mais de 93% dos investimentos no corredor leste da ferrovia estariam direcionados para material rodante, como locomotivas e vagões, e não para melhorias na infraestrutura ferroviária em si. O governo critica que essas melhorias estruturais não estariam programadas para acontecer antes do 23° ano de concessão.
O Espírito Santo, que tem investido cerca de R$ 5 bilhões anuais em infraestrutura, enxerga essa renovação como uma oportunidade para solucionar gargalos logísticos no estado, especialmente na região norte. Projetos em curso, como o Parque Log em Aracruz, conectam a ferrovia com importantes portos e aeroportos da região, reforçando a necessidade de um sistema ferroviário eficiente para potencializar o desenvolvimento econômico local.
Propostas para melhorias no corredor leste
Durante o lançamento da Expomodal, feira de logística e transporte que terá sua primeira edição em 2025, autoridades locais destacaram que os investimentos propostos pela VLI, no valor de R$ 24 bilhões, contemplam apenas uma parcela para melhorias no corredor centro-leste, que abrange tanto Minas Gerais quanto o Espírito Santo. Do total destinado ao corredor, R$ 6 bilhões seriam alocados em Minas Gerais, para melhorias em trilhos e dormentes, o que poderia aumentar a eficiência do transporte de cargas com destino ao Espírito Santo.
Essas melhorias, segundo especialistas, teriam impacto direto no tempo de deslocamento das mercadorias, aumentando a velocidade das locomotivas e, consequentemente, acelerando o escoamento de produtos para os portos capixabas. No entanto, o governo estadual está atento à necessidade de que esses investimentos comecem quanto antes, e não em fases avançadas da concessão, como sugere o plano da VLI.
Novos projetos para impulsionar o setor logístico capixaba
Além das discussões sobre a renovação da concessão ferroviária, o Espírito Santo tem avançado com outros projetos de infraestrutura. Um dos principais é o Parque Log, que está sendo desenvolvido em Aracruz, e será conectado a três portos – Portocel, Imetame e Barra do Riacho – além de dois aeroportos. O projeto é visto como uma peça fundamental na estratégia de transformar o estado em um importante hub logístico no Brasil.
Outro projeto relevante é a construção da rodovia ES-115, que vai ligar Nova Almeida, na Serra, a Santa Cruz, em Aracruz. O primeiro trecho da rodovia está previsto para ser concluído até o início de 2025, com a segunda fase conectando a rodovia diretamente ao Parque Log.
Esses projetos fazem parte de uma estratégia mais ampla do governo estadual para preparar a infraestrutura local para um cenário pós-reforma tributária, com foco em inovação e turismo. O objetivo é posicionar o Espírito Santo como uma referência nacional em logística e infraestrutura, aproveitando sua localização estratégica e a proximidade com grandes centros industriais e comerciais.
Modal Expo 2025: Um Evento de Destaque no Setor
Dentro desse contexto, a primeira edição da Modal Expo, feira de logística e comércio exterior, será realizada de 3 a 5 de junho de 2025, no Pavilhão de Carapina. O evento reunirá mais de 100 marcas expositoras, 7 mil compradores e 500 reuniões de negócios, sendo uma oportunidade valiosa para discutir o futuro do setor logístico no estado.
Empresas de transporte, operadores logísticos, portos, aeroportos, ferrovias, rodovias e outras companhias do setor estarão presentes. O evento promete trazer discussões inovadoras sobre soluções tecnológicas e sustentáveis, além de proporcionar um ambiente para a realização de negócios estratégicos.
A feira será realizada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas & Logística no Estado do Espírito Santo (Transcares), Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades) e Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex).
[h1] Os resultados esperados
O Espírito Santo se encontra em um momento crucial de desenvolvimento logístico, com projetos e investimentos significativos em andamento. A renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica é um ponto de atenção central, e o governo estadual está focado em garantir que os investimentos propostos beneficiem a infraestrutura ferroviária desde o início da nova concessão.
Com eventos como a Modal Expo 2025 e a execução de projetos estratégicos como o Parque Log e a rodovia ES-115, o estado busca consolidar seu papel como um importante hub logístico no cenário nacional, atraindo investimentos e criando oportunidades para o desenvolvimento econômico sustentável.