O Governo Federal tem até 15 de abril para assinar o aditivo que oficializa o início das obras da ponte Salvador-Itaparica. Uma vez firmado o documento, o cronograma estabelece que os trabalhos devem começar em até 12 meses e serem finalizados em seis anos. A expectativa é de que o projeto, que promete revolucionar a mobilidade e a logística na região, avance sem novos atrasos.
Ferrovia Centro Atlântica
A renovação da concessão da FCA – Ferrovia Centro Atlântica, controlada pela VLI, ganhou um novo contorno. Desta vez, o Governo da Bahia conseguiu incluir uma condição essencial – os investimentos devem ser direcionados à malha ferroviária, e não apenas à compra de novos trens. Essa vitória veio após negociações com o Ministério dos Transportes, a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Secretaria Nacional de Ferrovias.
O Que São Investimentos Afundados?
Na engenharia ferroviária, esse termo se refere a recursos aplicados diretamente na infraestrutura, como trilhos, sinalização e reformas. Antes, a VLI podia destinar verba para locomotivas que nem sempre circulariam no estado. Agora, a prioridade é recuperar uma malha que sofreu com anos de desgaste.
E se a renovação não incluir a malha baiana?
Há a possibilidade de a concessão ser renovada sem abranger os trechos na Bahia. Nesse caso, o estado teria de reassumir o controle dessas vias. Para evitar surpresas, uma equipe técnica já estuda alternativas, como ajustes de traçado, melhorias em passagens urbanas e conexões com portos. A Infra também analisa uma futura concessão específica para a região.
[h2] Porto Sul e Fiol 1
As obras do Porto Sul e do trecho da Fiol 1, entre Caetité e Ilhéus (85% pronto), estão paradas devido a problemas financeiros da Bamin Mineração. O Governo da Bahia monitora as negociações sobre a venda da empresa, pois a conclusão desses projetos depende dessa definição.
O estado está preparado para intervir?
Autoridades baianas acompanham de perto a situação e já se articulam para agir, se necessário. A prioridade é garantir que o Porto Sul e a Fiol 1 não fiquem abandonados, já que ambos são fundamentais para o desenvolvimento logístico e econômico do estado.
FAQ – Tudo o que você precisa saber
1. Quando as obras da ponte Salvador-Itaparica começam? Se o aditivo for assinado até 15 de abril, as obras devem iniciar em até um ano e durar seis anos.
2. Por que a renovação da FCA é diferente agora? O Governo da Bahia exigiu que os investimentos fossem direcionados à malha ferroviária, não apenas à compra de trens.
3. O Porto Sul e a Fiol 1 serão retomados? Tudo depende da venda da Bamin Mineração. O estado aguarda definições para tomar as próximas medidas.