Falar em Brasil da Infraestrutura é falar em desenvolvimento e crescimento sustentável. Essa é uma relação direta.
Temos, no Brasil, o hábito de não seguir planejamentos, tanto no setor público quanto no setor privado. É um costume cultural.
Infelizmente, em nossa infraestrutura, esse hábito nos traz barreiras difíceis de serem transpostas.
Em qualquer ciclo de vida de um projeto de infraestrutura, seja público ou privado, o tempo necessário para sua viabilidade e/ou início de obras varia de 6 a 10 anos. Se o contratante for o setor público, tende mais para os 10 anos. Se for privado, tende para os seis anos.
Isso se deve ao tempo gasto nos estudos de campo, desenvolvimento do projeto de engenharia, elaboração dos estudos ambientais, tempo de análise desses estudos pelos órgãos licenciadores, contratação e execução de obras (com ou sem dinheiro carimbado).
O ponto hoje é que O BRASIL TEM PRESSA de obras prontas. Não podemos esperar mais para melhorar nossa infraestrutura logística de suporte, principalmente ao agronegócio e à mineração; melhorar nossos portos, nossa estrutura de saneamento, a mobilidade urbana nas grandes cidades e/ou regiões administrativas, o fornecimento de energia para o comércio e indústrias, e muito mais.
Assim, ter um canal de divulgação e atualização dos acontecimentos da infraestrutura como o PORTAL INFRANEWS será valioso para este nosso Brasil.
INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA E AGRONEGÓCIO: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL