A urgência por obras concluídas no Brasil reflete não apenas a necessidade de modernizar a infraestrutura, mas também a atender as demandas logísticas de setores estratégicos como o agronegócio e a mineração.
Esses setores, fundamentais para a economia nacional, enfrentam gargalos logísticos que afetam tanto o transporte interno quanto a exportação, elevando custos e comprometendo a competitividade internacional.
No caso do agronegócio, a falta de integração multimodal, as limitações em rodovias, ferrovias e hidrovias, bem como a infraestrutura deficiente nos portos, dificultam o escoamento da produção, impactando diretamente a margem de lucro e a eficiência das operações.
O setor de mineração enfrenta desafios semelhantes. Rodovias, hidrovias e ferrovias insuficientes e portos com capacidade limitada criam um cenário de atrasos e custos adicionais, que prejudicam o fluxo de exportação e limitam o acesso aos mercados globais.
A expansão de projetos de infraestrutura focados nesses gargalos, por meio de investimentos em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões, é crucial para aumentar a capacidade de transporte e aprimorar a logística de exportação.
Para enfrentar esses desafios, o país precisa de uma abordagem integrada que inclua melhorias em todos os modais e um planejamento eficiente para atender tanto ao agronegócio quanto à mineração.
A implementação de práticas de gestão de projetos, segurança jurídica, agilidade nos licenciamentos ambientais e a redução de burocracias são fundamentais para garantir que o Brasil não apenas tenha pressa de obras prontas, mas que entregue uma infraestrutura capaz de sustentar o crescimento dos setores produtivos e fortalecer sua posição no mercado global.
O BRASIL CONTINUA COM PRESSA DE OBRAS PRONTAS.