O Ministério dos Transportes mapeou a proposta da ferrovia Via Mar, que promete conectar os principais portos de Santa Catarina. Ainda em fase de análise, o projeto desponta como uma das diretrizes para o modal ferroviário no estado, mas enfrenta concorrência de outras iniciativas mais desenvolvidas.
O que é a ferrovia Via Mar
A ferrovia litorânea teria aproximadamente 250 km, ligando São Francisco do Sul a Imbituba, passando por Itajaí e Navegantes. A rota seguiria paralela à BR-101, uma das principais rodovias do país, e poderia ser usada tanto para cargas quanto para passageiros, devido ao alto fluxo na região.
Apesar de estar no radar do governo, o projeto ainda não tem previsão para sair do papel. Ele aparece em 39º lugar no ranking de prioridades entre 89 ferrovias em estudo no país.
Outras ferrovias em Santa Catarina
Enquanto a Via Mar aguarda sua vez, outras cinco propostas estão mais próximas de se tornar realidade. Entre elas, destaca-se o ramal ferroviário de 62 km entre Araquari e Navegantes, que já tem projetos executivos em fase final. O custo estimado é de 300 milhões de dólares, mas o governo ainda busca financiamento.
Outro projeto em análise é a ligação entre Chapecó e Correia Pinto, com 319 km e investimento previsto em 2 bilhões de dólares. Além disso, o estado solicitou a inclusão de três novas ferrovias no Novo PAC, incluindo trechos entre Correia Pinto e Navegantes, Rio do Sul e Tubarão, e Joinville e Itapoá.
Santa Catarina na logística nacional
O estado possui três dos maiores portos do país, São Francisco do Sul, Itajaí/Navegantes e Imbituba. Uma ferrovia costeira não só otimizaria o transporte de cargas entre eles, mas também aliviaria o tráfego na BR-101, hoje sobrecarregada.
Além disso, a integração com malhas já existentes, como a Ferrovia do Frango, poderia criar um corredor logístico eficiente, reduzindo custos e tempo de transporte para mercadorias como grãos e contêineres.
Os desafios pela frente
Apesar do potencial, os projetos enfrentam obstáculos. A falta de recursos é o principal, já que o governo estadual depende de parcerias e verbas federais. Além disso, a complexidade ambiental em áreas litorâneas exige estudos detalhados para evitar impactos negativos.
Outro ponto é a concorrência com rodovias. Ainda que ferrovias sejam mais sustentáveis e econômicas no longo prazo, o Brasil ainda depende majoritariamente do transporte por caminhões, o que dificulta a mudança de mentalidade.
O que esperar nos próximos anos
Com o Plano Setorial de Transporte Ferroviário em andamento, o Ministério dos Transportes sinaliza que o modal ganhará mais atenção. Apesar de a Via Mar não ser prioridade no curto prazo, sua inclusão no documento oficial indica que, no futuro, o litoral catarinense pode ganhar uma nova rota estratégica.
Enquanto isso, os projetos mais avançados, como o trecho Araquari-Navegantes, devem ser os primeiros a sair do papel, caso consigam captação de recursos.
FAQ
1. A ferrovia Via Mar já tem data para começar? Não. O projeto está em fase de diretriz e ocupa a 39ª posição em prioridade no plano federal.
2. Qual é o principal benefício dessa ferrovia? Integrar os portos de São Francisco do Sul, Itajaí/Navegantes e Imbituba, reduzindo custos logísticos e descongestionando a BR-101.
3. Quais são os próximos passos para os projetos ferroviários em SC? O governo busca financiamento para o trecho Araquari-Navegantes e aguarda a inclusão de outras ferrovias no Novo PAC.