A falta de infraestrutura no Brasil é um problema crônico que impacta profundamente os custos logísticos, reduzindo a competitividade tanto da produção agrícola quanto industrial do país. Esta deficiência coloca o Brasil em desvantagem no cenário global, exigindo que sejam realizadas melhorias significativas em diversos setores. Mais ferrovias, portos eficientes e, nas áreas urbanas, a expansão do metrô e a execução de obras viárias são essenciais para que o país alcance um padrão de infraestrutura comparável ao dos países de primeiro mundo.
A eficiência na logística é crucial para garantir que a produção nacional possa escoar para os portos e que as exportações ocorram de forma ágil e sem grandes obstáculos, o que, por sua vez, fortalece a economia como um todo. No entanto, a carência de infraestrutura no Brasil não se limita a São Paulo, mas se estende a outros grandes centros urbanos, onde a falta de metrô e outras alternativas de transporte são notáveis.
As rodovias, salvo algumas exceções, são insuficientes para atender às demandas de transporte de passageiros e cargas. Além disso, o país sofre com a escassez de aeroportos modernos e, principalmente, de ferrovias, que foram negligenciadas por décadas. A reativação e modernização das ferrovias são urgentemente necessárias, não só para o transporte de cargas, mas também para passageiros, como demonstra o projeto do trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e São Paulo. Este projeto, ainda em fase inicial, visa assegurar uma conexão eficiente entre os dois maiores centros urbanos do país.
Diante deste cenário, é imperativo que os engenheiros e demais profissionais do setor se envolvam ativamente neste desafio, promovendo as transformações necessárias para que o Brasil possa desenvolver uma infraestrutura compatível com seu território, sua relevância global e sua economia em crescimento.