A BR-040, um dos principais corredores rodoviários de Minas Gerais, está passando por transformações desde que a EPR Via Mineira assumiu a concessão do trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Em apenas 100 dias, a concessionária implementou um importante plano de melhorias, com resultados em termos de segurança e fluidez do tráfego. Durante um evento promovido pela empresa para apresentar os avanços, o InfraNews teve a oportunidade de entrevistar Maurício Cavalli, gerente de engenharia da EPR Via Mineira, e Luciano Louzane, presidente da concessionária, que compartilharam os desafios e planos para o futuro da rodovia.
Um novo padrão para a BR-040
Desde o início da concessão, em agosto, a EPR Via Mineira estabeleceu como prioridade resolver problemas históricos do trecho. “Passados os 100 dias, agora estamos na fase de trabalhos iniciais. Temos vários desafios para deixar a pista em parâmetros condizentes ao contrato de concessão,” explicou Maurício Cavalli. Segundo ele, o pavimento desgastado, a sinalização precária e a falta de elementos de segurança eram problemas que impactavam diretamente os usuários.
As melhorias iniciais já apresentaram resultados, como a requalificação do Trevo de Moeda, onde a pavimentação foi renovada com asfalto sustentável e um novo sistema de iluminação foi instalado. Além disso, a revitalização do trecho conhecido como Curva da Celinha trouxe maior segurança em uma região marcada por curvas sinuosas e rampas acentuadas.
O Plano de 100 Dias
O Plano de 100 Dias foi implementado pela EPR Via Mineira para atacar os problemas mais críticos do trecho da BR-040. Em um curto período, foram realizadas ações que resultaram em melhorias para os usuários da rodovia. “A estratégia foi priorizar intervenções rápidas e eficazes que trouxessem resultados imediatos,” afirmou Maurício Cavalli. Entre as ações, destacam-se:
- Recuperação emergencial do pavimento em pontos críticos;
- Revitalização de sinalização horizontal e vertical;
- Instalação de sistemas de iluminação em áreas de alto risco;
- Remoção de obstáculos e limpeza da rodovia.
Os resultados incluem uma redução de 39% nos acidentes fatais e maior fluidez no tráfego em trechos que antes apresentavam problemas recorrentes.
Redução de acidentes
Entre agosto e novembro, o número de acidentes fatais na BR-040 reduziu em 39%, segundo dados apresentados pela concessionária. “As melhorias na infraestrutura viária promovem condições de trafegabilidade mais seguras e confortáveis,” afirmou Luciano Louzane, presidente da EPR Via Mineira. Ele destacou que o desafio é educar os motoristas para aproveitarem essas condições com responsabilidade, reduzindo ainda mais os índices de ocorrências.
Desafios para as grandes obras
Com os avanços iniciais consolidados, a atenção agora se volta para as obras de ampliação. Entre os destaques, está o aumento do número de faixas em trechos de grande fluxo. “De Belo Horizonte até a região de Nova Lima, teremos ampliações de duas para três faixas em ambos os sentidos,” detalhou Cavalli. Essas obras exigem planejamento cuidadoso para minimizar o impacto no trânsito e garantir a segurança dos motoristas.
Outro desafio destacado é a falta de acostamentos em alguns trechos da rodovia, o que aumenta a complexidade das intervenções. “É uma rodovia com uma amplificação robusta de capacidade e duplicação em vários perímetros urbanos,” afirmou Cavalli.
Compromisso com a modernização
A EPR Via Mineira também apresentou o plano de investimentos para os próximos anos, com foco na modernização da rodovia. Segundo Luciano Louzane, as grandes obras começam em 2025 e serão concluídas até o sétimo ano de concessão. Ele reforçou que a população mineira pode esperar uma BR-040 completamente requalificada, com infraestrutura moderna e segurança viária de alto padrão.
Entre as principais metas está a redução ainda maior nos índices de acidentes, além de melhorias que beneficiem não apenas os usuários da rodovia, mas também as comunidades do entorno. “Nossa atuação é pautada pelo diálogo constante com as comunidades e pelo compromisso com a prosperidade compartilhada,” destacou Eric Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira.
Impacto para Minas Gerais
As melhorias na BR-040 já têm gerado impactos positivos para a economia local. Regiões como Conselheiro Lafaiete e Barbacena, que receberam intervenções estruturais, estão mais acessíveis e seguras. Além disso, o uso de asfalto sustentável em alguns trechos reflete o compromisso da EPR com soluções ambientalmente responsáveis.
Em números, as ações realizadas pela concessionária incluem 38.000 toneladas de asfalto aplicado, 253 km de sinalização horizontal revitalizada e 235 toneladas de lixo removido. Esses dados ilustram o impacto das iniciativas nos primeiros meses da concessão.
“Hoje vocês tiveram a oportunidade de conhecer um pouco desse plano de 100 dias que é uma inovação da EPR, mas também vão conseguir entender toda a dinâmica e quais são os prazos envolvidos e as obras que nós temos para entregar nesses próximos anos, confiem na EPR- Via Mineira que o povo de Minas Gerais realmente vai ter uma rodovia que merece.” – Luciano Louzane (Presidente da EPR-Via Mineira).
FAQ
Quais são os principais resultados do Plano de 100 Dias? O Plano de 100 Dias resultou em melhorias significativas, como redução de 39% nos acidentes fatais, revitalização do pavimento, novas sinalizações e implantação de sistemas de iluminação em trechos críticos da BR-040.
[h3] Quais são os desafios para as obras de ampliação? Os principais desafios incluem a falta de acostamentos em trechos movimentados, a manutenção da fluidez do tráfego durante as obras e a coordenação com as comunidades locais para minimizar os impactos.
Quando as grandes obras de modernização serão concluídas? As obras de modernização da BR-040 começarão em 2025 e estão previstas para serem concluídas até o sétimo ano de concessão.