O sistema que revolucionou a mobilidade urbana no Brasil segue como referência global e se prepara para um futuro ainda mais sustentável.
Ao completar 50 anos, o BRT (Bus Rapid Transit) de Curitiba celebra sua história de inovação e os avanços tecnológicos que prometem mudar o futuro. Inaugurado em 22 de setembro de 1974, no eixo Norte-Sul, o modelo curitibano transformou a mobilidade urbana ao implementar corredores exclusivos, conhecidos como canaletas, permitindo maior velocidade, capacidade e eficiência no transporte coletivo.
Com 84 km de extensão, o sistema transporta 65% dos passageiros do transporte coletivo da capital paranaense e é um exemplo de planejamento urbano eficiente. Agora, Curitiba prepara uma nova etapa na transição para veículos elétricos, consolidando-se como pioneira também na eletromobilidade.
Um modelo que ganhou o mundo
O BRT de Curitiba inspirou mais de 190 cidades ao redor do mundo, segundo o BRTData, alcançando 31,6 milhões de passageiros por dia em 5.842 km de corredores exclusivos. Sua implantação flexível e custo reduzido o tornam uma solução viável para cidades de diferentes tamanhos e realidades econômicas.
Os elementos que definem o sistema incluem embarque no nível da plataforma, pagamento antecipado de tarifas e corredores exclusivos que reduzem congestionamentos. Esses atributos, aliados à evolução constante, como os veículos Ligeirões com menos paradas e maior velocidade, tornaram o BRT sinônimo de transporte público eficiente e sustentável.
Avanços recentes
A introdução dos ônibus Ligeirões trouxe ganhos expressivos em velocidade e conforto. O Ligeirão Norte-Sul, por exemplo, cobre 19 km entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho, reduzindo o tempo de trajeto em 15 minutos. Operando com uma frota de 29 veículos e frequências de 3,5 minutos nos horários de pico, a linha atende cerca de 35 mil passageiros diariamente.
Paralelamente, o município avança no BRT Leste-Oeste, que incluirá frota elétrica. Cada veículo dessa nova configuração evitará a emissão de 118,7 toneladas de CO² anualmente, contribuindo diretamente para as metas do PlanClima, o plano climático de Curitiba.
Eletromobilidade
A transição para ônibus elétricos é uma das maiores apostas de Curitiba para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A meta é ambiciosa: ter 33% da frota elétrica até 2033 e alcançar 100% até 2050. Atualmente, a cidade opera com uma frota de 1.100 veículos, e o primeiro biarticulado elétrico deve entrar em operação nos corredores do BRT no primeiro trimestre de 2025.
Esse movimento está alinhado com as tendências globais de sustentabilidade e a busca por cidades mais limpas e sustentáveis. Com o apoio de políticas públicas consistentes, Curitiba reforça sua posição como um dos maiores laboratórios urbanos do mundo.
Desenvolvimento econômico
Além de transformar a mobilidade, o BRT impactou o desenvolvimento econômico e social de Curitiba. Áreas ao longo das canaletas se tornaram polos de crescimento urbano, abrigando empresas, moradias e serviços que impulsionaram a economia local.
Com menos tráfego e emissões, o sistema também melhora a qualidade de vida dos moradores, promovendo uma cidade mais sustentável. O modelo consolidou Curitiba como uma referência global em transporte público e planejamento urbano.
FAQ – Respostas para as Principais Perguntas
[h3] 1. O que é o BRT e por que Curitiba é referência no tema?
O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte coletivo com corredores exclusivos que aumentam a eficiência dos ônibus. Curitiba foi pioneira na implementação desse modelo em 1974, tornando-se referência global.
2. Quais são os avanços tecnológicos mais recentes no BRT de Curitiba?
A introdução dos Ligeirões, com menos paradas e maior velocidade, e a transição para ônibus elétricos são os principais avanços, prometendo mais sustentabilidade e eficiência.
3. Como o BRT impacta o meio ambiente?
O BRT reduz congestionamentos e emissões de CO2. Com a adoção de veículos elétricos, a emissão de gases será ainda mais minimizada, contribuindo para metas climáticas globais.
4. Quais cidades adotaram o modelo BRT inspirado em Curitiba?
Mais de 190 cidades em todos os continentes implantaram sistemas inspirados no BRT curitibano, transportando 31,6 milhões de passageiros por dia.
5. Quais são as metas futuras para o BRT de Curitiba?
As metas incluem aumentar a frota elétrica para 33% até 2033 e 100% até 2050, além de continuar expandindo e modernizando o sistema.