Na execução de Aterros de Conquista, geossintéticos de alto desempenho são alternativa inovadora, eficiente e econômica para superar desafios
Realizar obras de infraestrutura em áreas com solos moles é um desafio constante para a engenharia civil.
Antes mesmo da entrada de equipamentos para realizar a melhoria destes solos, é preciso criar aterros de conquista e plataformas de trabalho que aumentem sua capacidade de carga e garantam as condições necessárias para o tráfego no local.
Neste artigo, abordaremos uma tecnologia de ponta para superar este desafio com economia e eficiência, apresentando alguns casos de obras realizados com vantagens significativas em relação a soluções mais tradicionais.
Solos Moles no Brasil

Medidas para a estabilização do solo são necessárias em locais em que terrenos com capacidade de carga inadequada passam a ter a incumbência de suportar cargas temporárias ou permanentes de veículos.
Muito comuns no Brasil, especialmente em regiões costeiras e áreas de várzea, os solos moles apresentam baixa capacidade de suporte e alta compressibilidade, dificultando ou mesmo inviabilizando a entrada de equipamentos. Nessas condições, é essencial encontrar soluções que permitam a estabilização do terreno.
Os níveis de carga de tráfego e a condição de suporte do terreno podem variar muito, o que impõe uma variedade ampla de exigências às camadas de base dos pavimentos. Ainda assim, todas as aplicações têm o mesmo propósito:
- Melhoria da qualidade de transporte
- Aumento da capacidade de carga
- Separação entre o material da camada de base e do subleito
- Redução do afundamento em trilha de roda

Solução com tecnologia alemã
Com mais de 160 anos de experiência, a HUESKER é referência mundial em soluções com geossintéticos. Certificada pelos principais órgãos de acreditação internacionais, desenvolve produtos inovadores que atendem às necessidades específicas de cada projeto, garantindo eficiência, segurança e durabilidade. O Basetrac Woven® é um exemplo dessa expertise, oferecendo uma solução robusta para a estabilização de solos moles.
Geotêxtil tecido de alta resistência, o Basetrac Woven é projetado para a implantação de plataformas de trabalho, estradas de acesso e aterros de conquista. Sua principal função é promover a distribuição de carga, aumentando a capacidade estrutural e melhorando a qualidade de tráfego. Além disso, oferece as funções de separação e filtração, essenciais para a construção de pavimentos.
Vantagens do geotêxtil tecido BasetracWoven
- Reforço Construtivo: Seu elevado módulo de rigidez inicial atua como plataforma construtiva para execução de aterro de ponta e de regularização, permitindo a entrada de equipamentos em terrenos difíceis.
- Separação: Com abertura de filtração compatível para atuar na retenção de finos, garante permeabilidade à água, evitando a mistura de materiais adjacentes com distintas composições granulométricas.
- Pacote de benefícios: Suporte do departamento de engenharia da HUESKER, desde o projeto até a instalação, uma Política de Qualidade abrangente e rigorosa que controla a produção de todos os lotes fabricados, certificação das propriedades de desempenho e de sustentabilidade são alguns dos benefícios que acompanham todos os produtos HUESKER.
Disponível em diversas resistências bidirecionais, o Basetrac Woven permite a seleção do produto mais adequado para cada projeto, propiciando uma redução de custos significativa. Os grandes painéis simplificam a instalação em vastas áreas, tornando-o uma solução mais prática e econômica para a execução de aterros de conquista.
Contorno Viário da Região Metropolitana de Florianópolis

O Contorno Viário da Região Metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina, é uma das principais obras de infraestrutura rodoviária realizadas recentemente no Brasil.
Devido à alta complexidade das condições do solo na região, vários desafios técnicos e construtivos tiveram que ser superados. O solo local apresentava camadas superficiais com baixa capacidade de suporte e água aflorante. Para permitir o acesso de equipamentos para a implantação de geodrenos e o tráfego dos demais equipamentos da obra, foi aplicado o geotêxtil tecido Basetrac Woven PP 50/50 na implantação do aterro de conquista necessário.
O ótimo resultado obtido com a utilização do Basetrac Woven PP 50/50 nesta primeira etapa levou à sua adoção nos demais lotes da implantação do Contorno de Florianópolis.
Implantação de Parque Eólico em área alagada no Uruguai

Na construção do Parque Eólico 18 de Julio, no Uruguai, o principal desafio era o terreno com alto teor de umidade e baixa capacidade de suporte, anteriormente usado para cultivo de arroz.
Essas condições naturais adversas implicavam altos custos em soluções de engenharia tradicionais. Contudo, era necessário garantir a estabilidade geotécnica e a capacidade de suporte das plataformas de montagem para a operação segura dos guindastes, que lidam com componentes de até 400 toneladas.
A aplicação do geotêxtil tecido Basetrac Woven foi crucial para superar esses desafios. Além de reforçar o solo, atuou como elemento de separação granulométrica e filtro entre o solo fino de fundação e o material da base. Nas áreas de maior sobrecarga, foram usadas duas camadas de geogrelhas Fortrac de PVA, combinadas ao Basetrac Woven, oferecendo rigidez mecânica e baixa susceptibilidade à fluência.
Av. TransOlímpica no Rio de Janeiro

Para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, um dos projetos desenvolvidos foi a criação de uma nova avenida com um grande complexo viário, para atender ao fluxo de espectadores e esportistas ao Parque Olímpico na Barra da Tijuca. A Av. TransOlímpica, projetada como uma extensão de outra via pré-existente, se estende por mais de 20 km, com três faixas de tráfego em cada via mais um corredor de ônibus BRT.
A construção foi condicionada aos desafios geotécnicos impostos pelo terreno, composto por solos moles de grandes espessuras, com até 15 m. A sequência construtiva prevista para o projeto contemplou a execução de um aterro de conquista com o geotêxtil tecido Basetrac Woven, com resistências bidirecionais de 25 ou 50 kN/m, a depender das condições do terreno.
No total, a obra consumiu mais de 100.000 m² de geotêxteis Basetrac Woven e mais de 100.000 m² de geogrelhas Fortrac T, fornecidas pela HUESKER em painéis com modulação customizada ao projeto executivo.
Terminal portuário em Santos, SP

O terminal Embraport, localizado no Porto de Santos, representa um dos maiores terminais portuários privados do país.
Dois dos grandes desafios à sua construção eram as condições geotécnicas adversas da faixa litorânea da baixada santista e de uma grande área alagada, com até 5m de lâmina d’água na faixa de terraplenagem durante a obra.
Após testes realizados em um aterro piloto de 20.000m2 reforçado com geogrelhas Fortrac, decidiu-se pela exclusão dos drenos verticais do projeto executivo final, simplificando o processo executivo.
Basetrac Woven foi empregado para cumprir as funções de estabilização e reforço construtivo dos aterros de conquista de toda a área e de fechamento e contenção das bordas do aterro.
Executado hidraulicamente até a cota de nível d’água, permitiu controlar os volumes de solo do aterro e proporcionou grande agilidade às obras de terraplenagem.
Eficiência e economia
O Basetrac Woven se destaca como uma solução eficiente e econômica para a estabilização de solos moles em obras de infraestrutura. Com sua alta resistência e versatilidade, facilita a entrada de equipamentos, promove a distribuição de carga e garante a durabilidade das construções.
Com instalação simples, propicia uma economia de custos por meio da seleção da resistência biaxial necessária, enquanto sua textura de malha fina permite que cumpra simultaneamente as funções de separação, filtração e estabilização.
Para mais informações sobre o Basetrac Woven e outros produtos da HUESKER, visite nosso site: www.HUESKER.com.br
