O Mato Grosso do Sul fará um grande investimento em infraestrutura rodoviária que promete transformar a qualidade das estradas no estado. Com um montante total de R$ 26,1 bilhões, esses recursos são oriundos de financiamentos com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), concessões privadas e fundos próprios.
Investimentos em Infraestrutura Rodoviária do MS
Nos últimos anos, o governo do Mato Grosso do Sul tem se concentrado em modernizar suas estradas, buscando melhorar a segurança e aumentar a eficiência do transporte rodoviário. De acordo com o Executivo estadual, já foram destinados R$ 1,6 bilhão para a execução de obras rodoviárias entre 2023 e setembro de 2024. Este valor abrange a pavimentação, restauração de rodovias e a construção de novas pontes, cobrindo aproximadamente 2 mil km.
O objetivo do governo é promover uma infraestrutura rodoviária que atenda às necessidades do crescimento econômico do estado, permitindo a movimentação segura de pessoas e mercadorias. Esses projetos visam também o desenvolvimento sustentável, fator essencial para atrair novos investimentos para a região.
Financiamento do Bird e BNDES
Uma das principais fontes de financiamento para as obras rodoviárias de Mato Grosso do Sul é o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que está disponibilizando US$ 200 milhões. Esses recursos serão usados para restaurar 10 rodovias estaduais.
A operação de crédito com a Bird foi autorizada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento em março de 2024, e o acordo formal deve ser assinado até março de 2025. O Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog) são os responsáveis pela gestão deste programa de financiamento. A seleção das rodovias que serão beneficiadas continua em andamento, mas o foco é restaurar trechos fundamentais para o escoamento da produção e para o transporte de bens dentro do estado.
Outro grande parceiro no financiamento dessas obras é o BNDES, que está disponibilizando R$ 2,3 bilhões para a infraestrutura rodoviária do Mato Grosso do Sul, com uma contrapartida de R$ 300 milhões por parte do governo estadual. Esses recursos serão usados para pavimentar cerca de 540 km de novas estradas e restaurar outros 250 km de rodovias estaduais.
Este financiamento faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que foi anunciado pelo governo federal no final de 2024. Entre as rodovias que serão beneficiadas estão a MS-320, que conecta Três Lagoas à MS-377, e a MS -134, que liga Nova Andradina a Santa Rita do Pardo. Essas obras são fundamentais para melhorar a logística e o fluxo de veículos em regiões estratégicas do estado.
A BR-163 e a Rota da Celulose
Além dos financiamentos da Bird e do BNDES, um dos maiores impulsos para a infraestrutura rodoviária de Mato Grosso do Sul virá das concessões. A concessão mais importante é a da BR-163, uma rodovia que cruza o estado do norte ao sul e é fundamental para o transporte de cargas. Com um investimento previsto de R$ 12 bilhões, a CCR MSVia será responsável pela duplicação de 190 quilômetros da rodovia, além da adição de 170 quilômetros da terceira faixa. Esses trabalhos deverão ser iniciados em 2025, após a conclusão da análise do contrato pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Outra concessão importante é a chamada Rota da Celulose, que inclui trechos das rodovias BR-262, BR-267 e diversas estradas estaduais, como a MS-040, MS-338 e MS-395. Localizadas na região leste do estado, essas vias são cruciais para o escoamento de celulose e outros produtos industriais para São Paulo. Essa concessão está prevista para dezembro de 2024, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), com investimentos estimados em R$ 8,8 bilhões ao longo de um contrato de 30 anos.
Impactos
Os impactos desse conjunto de investimentos na infraestrutura rodoviária de Mato Grosso do Sul serão amplos e positivos, tanto no aspecto econômico quanto no social. Com estradas mais modernas e seguras, o estado deverá se tornar um corredor logístico mais eficiente, facilitando o transporte de produtos agrícolas, industriais e minerais, setores de grande importância para a economia sul-mato-grossense.
Além disso, a pavimentação de novas rodovias e a restauração de estradas existentes irão promover o desenvolvimento de regiões que antes eram de difícil acesso, possibilitando o crescimento de novos polos industriais e agrícolas. Isso contribuirá para a geração de empregos, além de melhorar a qualidade de vida da população local, que passará a contar com estradas mais seguras e eficientes.
Perspectivas
Com a assinatura dos contratos de financiamento e o avanço das concessões, espera-se que as obras de infraestrutura rodoviária em Mato Grosso do Sul ganhem ainda mais ritmo nos próximos anos. A previsão é que os projetos de duplicação, pavimentação e restauração comecem a ser entregues já a partir de 2025, promovendo uma grande transformação no estado.
As melhorias nas estradas permitiram não apenas o transporte mais eficiente de bens e mercadorias, mas também fomentaram o turismo e o desenvolvimento de novas áreas urbanas e industriais. As melhorias na malha viária não beneficiam apenas o transporte de mercadorias, mas também contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.