A gestão privada dos portos públicos do Espírito Santo, concedidos à Vports, completou dois anos de operação com resultados impressionantes. Nos primeiros seis meses de 2024, o volume de cargas movimentadas atingiu quatro milhões de toneladas, representando um crescimento de 30% em comparação ao período homólogo. Esse aumento é seis vezes maior que a média nacional de crescimento dos portos, demonstrando a eficiência da concessão. A estimativa é que a Vports continue expandindo suas operações, com uma projeção de crescimento de 80% nos próximos cinco anos.
Esse desempenho destacado foi possível graças aos R$ 180 milhões investidos pela concessionária desde o início da concessão, um valor equivalente a dez anos de investimentos sob a gestão pública. Esse montante já começou a gerar efeitos, com a recuperação do ramal ferroviário interno do porto e a ligação com a EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas), permitindo que a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) volte a operar cargas ferroviárias no cais de Capuaba, em Vitória.
Importância estratégica da ferrovia
A recuperação do ramal ferroviário e a conexão com a EFVM representam uma mudança na logística do porto, trazendo benefícios diretos ao escoamento de granéis vegetais e fertilizantes, importantes para o agronegócio. A retomada das operações ferroviárias no porto permitirá que a movimentação de cargas seja feita de forma mais eficiente, ampliando a capacidade do porto de receber e distribuir mercadorias por meio da FCA.
A expectativa é que a Vports, com a plena operação da ferrovia, consiga aumentar a movimentação de cargas no porto de nove milhões de toneladas ao ano para 16 milhões de toneladas, o que consolidaria o Espírito Santo como um dos principais polos logísticos do país.
Para atingir essa meta, é preciso ocorrer a renovação do contrato da VLI, operadora da FCA, o que permitirá novos investimentos na expansão da capacidade de transporte da ferrovia. Com a infraestrutura ferroviária em plena operação, o Espírito Santo poderá atender de forma ainda mais eficiente às demandas do agronegócio, impulsionando a economia local e nacional.
Ampliação de infraestrutura
Além dos investimentos em infraestrutura ferroviária, a Vports também anunciou a assinatura do 10º contrato de arrendamento de áreas portuárias. Esse novo contrato faz parte de uma estratégia de longo prazo para maximizar o uso das áreas disponíveis, especialmente no porto de Barra do Riacho, ainda em fase de desenvolvimento. Com essa expansão, a concessionária espera diversificar ainda mais as operações, atraindo novos negócios para o estado e aumentando a competitividade dos portos capixabas.
Outro ponto foi o investimento em dragagem dos canais dos portos de Vitória e Barra do Riacho, o que permitirá o acesso de navios maiores e aumentará a capacidade de movimentação de cargas. Além disso, a Vports já iniciou os preparativos para a construção de um elevado de 2,6 quilômetros que facilitará o acesso aos terminais de Capuaba, eliminando gargalos logísticos que historicamente prejudicavam a eficiência do porto.
Perspectivas para o Porto do Espírito Santos
Mesmo com o crescimento substancial dos últimos anos, ainda há desafios a serem superados. A ampliação das áreas de contêineres é vista como uma solução para esses desafios. O governo do estado está trabalhando junto ao Ministério de Portos e Aeroportos para garantir essa expansão, permitindo que outros setores possam continuar crescendo e exportando seus produtos.
O sucesso da Vports também gera expectativas para novas concessões portuárias no Brasil, especialmente considerando que o Porto de Vitória foi o primeiro e único porto público do país a ser concedido à iniciativa privada. Essa experiência servirá de exemplo para futuras decisões sobre a administração de outros portos nacionais.
Os investimentos em infraestrutura, a recuperação de ramais ferroviários e a ampliação dos terminais são exemplos de como a parceria entre o público e o privado pode trazer resultados para a economia. Com a continuidade desses esforços, o Espírito Santo está se posicionando como um dos principais hubs logísticos do Brasil, atraindo investimentos e criando um ambiente favorável para o crescimento econômico sustentável.