Quesito fundamental para a segurança de pousos e decolagens, a qualidade das pistas dos aeroportos é atingida por um problema comum aos pavimentos: as trincas que se propagam na camada de rolamento.
Para garantir a segurança dos voos e evitar acidentes e atrasos, as pistas devem ser bem conservadas, livres de buracos e trincas. Estes pavimentos suportam não apenas as cargas aplicadas pelos aviões, mas também as condições climáticas e o desgaste causado pelo tráfego constante.
É muito comum que a restauração dos pavimentos seja realizada por meio da simples sobreposição de camadas asfálticas. No entanto, o tráfego de aeronaves e as variações naturais de temperatura provocam a rápida propagação das trincas das camadas inferiores para o novo revestimento.
O reaparecimento na superfície de fissuras ou juntas pré-existentes é chamado de “reflexão de trincas”. Este fenômeno é uma das principais causas de deterioração em pavimentos reabilitados.
Sistema prolonga a vida útil de pavimentos
Existem diversas soluções para minimizar ou resolver esta patologia, que vão desde a simples adoção de grandes espessuras de concreto asfáltico até a interposição de camadas intermediárias especiais denominadas Sistemas Anti-Reflexão de Trincas (SART).
A aplicação deste sistema tem apresentado excelentes resultados na reabilitação de pistas de aeroportos no mundo todo, permitindo um prolongamento considerável da vida útil dos pavimentos e uma significativa redução nos custos de manutenção.
No SART, as geogrelhas, um material geossintético em forma de malha, são aplicadas entre o pavimento antigo e a nova camada asfáltica, proporcionando alta resistência à tração ao pavimento e complementando as propriedades mecânicas da mistura asfáltica.
O Aeroporto de Congonhas em São Paulo, por exemplo, teve suas pistas restauradas com esse método, numa obra realizada pelo consórcio OAS/Camargo Corrêa/Galvão.
O pavimento existente era composto por placas de concreto de cimento portland (PCC) com barras de aço para transferência de carga nas juntas, recobertas com cerca de 8 cm de concreto asfáltico (AC).
Recuperação das pistas do Aeroporto de Congonhas
Em 2005, as juntas haviam se propagado através da camada de revestimento asfáltico, o que é natural tendo em vista os movimentos horizontais e de inclinação térmica que a placa CCP impõe à camada asfáltica.
Uma vez realizadas as avaliações e cálculos pertinentes para definir a metodologia e os materiais a serem empregados, parte do recapeamento asfáltico existente foi fresada.
Após a imprimação com emulsão asfáltica de ruptura rápida, a geogrelha HaTelit C foi posicionada logo acima das juntas longitudinais e transversais. Devido à sua ação inibitória no processo de abertura de trincas de reflexão térmica, a avaliação realizada cinco anos depois constatou a inexistência de trincas na pista.
HaTelit: alta aderência entre as camadas asfálticas
HaTelit C é uma geogrelha flexível para reforço asfáltico combinada a um geotêxtil não tecido de polipropileno (PP) ultra-leve, que serve para facilitar a instalação. Tanto a geogrelha quanto o geotêxtil ultraleve têm um recobrimento com teor de betume > 60%, o que garante, em combinação com a abertura de malha de 40 x 40 mm, uma excelente aderência entre as camadas asfálticas.
Esta alta aderência é fundamental para que a geogrelha possa absorver as tensões na região da trinca e distribuí-las por uma área maior, retardando o trincamento por reflexão.
Fabricada sob rígidos processos de controle de qualidade com filamentos de poliéster (PET) de alto módulo, HaTelit C vem sendo utilizado há mais de 50 anos na restauração de pavimentos e construção de estradas em diversos países, oferecendo um alto nível de retardo no aparecimento de trincas por reflexão e alta resistência ao dano por instalação.
As pistas do Aeroporto Internacional de Montevidéu, no Uruguai, também foram restauradas com esta tecnologia. Seu pavimento era composto por lajes de concreto com 35 cm de espessura, sobre uma base granular tratada com cimento e sub-base granular, assentadas sobre solo argiloso natural.
O dimensionamento estrutural do reforço deste pavimento requeria a execução de uma nova camada de concreto asfáltico, e o reforço com a geogrelha HaTelit foi aplicado de forma centralizada sobre as juntas e trincas do pavimento, precedido de uma camada de regularização de mistura asfáltica para fins de ancoragem.
Melhoria no comportamento futuro do pavimento
No curto espaço de tempo compreendido entre a aplicação da camada de regularização e a instalação de HaTelit, foi claramente visível o aparecimento de trincas de reflexão de natureza térmica na superfície, exatamente nos pontos em que se encontravam as juntas. Este fenômeno foi integralmente controlado após a instalação de HaTelit e das camadas superiores de asfalto.
A decisão de aplicar esta tecnologia, na reabilitação das pistas do Aeroporto de Carrasco, foi movida pela necessidade de melhorar o comportamento futuro do pavimento sob a ação das cargas e do tempo, resultando numa maior vida útil da estrutura.
Passados seis anos da restauração, uma minuciosa inspeção confirmou o não aparecimento de trincas de reflexão nas áreas reforçadas, sem que tenha havido qualquer intervenção de manutenção naquele período.
Assim como estes, diversos outros aeroportos da América do Sul tiveram suas pistas restauradas com o sistema anti-reflexão de trincas da HUESKER. É o caso dos aeroportos de Santa Cruz, na Argentina, e Balmaceda, no Chile, além dos aeroportos brasileiros de Guarulhos e Base aérea de Pirassununga, em SP, Curitiba, Navegantes, Corumbá, Anápolis, Porto Alegre e Santos Dumont – RJ, entre outros.
Como selecionar o reforço adequado?
Nos pavimentos asfálticos, as geogrelhas exercem duas funções principais:
· reforçar as novas capas asfálticas, aumentando sua resistência à tração e melhorando sua resposta a tensões de tração de longa duração;
· fornecer uma componente elástica que melhore as distribuições de tensões, inibindo a propagação de trincas.
Além da contribuição como sistema anti-reflexão de trincas, pesquisas apontam um ganho estrutural devido à inclusão de geogrelhas. Os ensaios mostraram que sua aplicação minimizou as deformações longitudinais de tração na trilha de roda, reduzindo a taxa de propagação das trincas.
Um dos fatores mais decisivos para o bom desempenho das geogrelhas nesta aplicação é a sua resistência aos danos de instalação.
Além disso, as características da matéria-prima da geogrelha (flexível ou rígida, por exemplo) e a condição da superfície subjacente (lisa ou fresada) também terão uma influência considerável sobre os danos sofridos pelo produto.
Avaliações de campo atestam as vantagens do HaTelit
Inúmeros estudos avaliam fatores como temperatura, rigidez, resistência à tração, abertura de malha e matérias primas das geogrelhas, em sua maioria desenvolvidos em ensaios produzidos sob condições ideais em laboratório. Nessa situação, as geogrelhas mais rígidas, geralmente as de fibra de vidro, proporcionam uma menor vida de fadiga para o pavimento no qual estão inseridas.
Ao serem consideradas as solicitações de campo, percebe-se que geogrelhas mais rígidas são também mais susceptíveis a danos de instalação, apresentando grandes perdas em suas propriedades mecânicas quando comparadas a outros materiais mais flexíveis, como o poliéster.
Assim, deve-se considerar este fator na escolha das geogrelhas, garantindo que o pavimento restaurado trabalhe como esperado durante toda a sua vida de serviço.
Proporcionando inúmeras vantagens à recuperação de pavimentos em aeroportos e rodovias, o uso de sistemas anti-reflexão de trincas é crescente no Brasil. Acesse www.HUESKER.com.br para mais informações e entre em contato conosco para saber como empregar esta tecnologia em seus projetos.