Maior obra viária brasileira dos últimos anos contou com soluções engenhosas em geossintéticos
Entregue aos usuários no início de agosto, o Contorno Viário da Grande Florianópolis é a maior obra de infraestrutura rodoviária implantada recentemente no Brasil.
Com 50 km de extensão, o corredor expresso vai desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital catarinense, proporcionando maior segurança viária e beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas com a redução de tempo em seus trajetos diários.
Operado pela concessionária Arteris Litoral Sul, recebeu investimentos da ordem de R$ 3,9 bilhões, devendo tornar-se um novo corredor para o tráfego Mercosul e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
Maior obra de contornos viários do Brasil, conta com 4 túneis duplos, 6 trevos, 7 pontes duplas e 21 passagens em desnível, totalizando mais de 67 mil m² de tabuleiros
concretados, 667 vigas pré-moldadas instaladas e mais de 188 mil m³ de concreto utilizados.
Para fazer frente aos desafios geotécnicos, como problemas de estabilidade de taludes muito desafiadores associados a solos argilosos orgânicos de baixíssima capacidade de suporte, sua implantação contou com o que há de mais avançado no mundo em tecnologia e engenharia.
Geossintéticos: Tecnologia Avançada para Desafios Geotécnico
O projeto foi dividido em várias seções em que as condições pedológicas impuseram diferentes necessidades. No trecho mais crítico, o Trecho Sul, em Palhoças / SC, foram empregadas geogrelhas de poliéster com a maior resistência já utilizada no mundo para reforço em aterro sobre solos moles.
Compondo a classe de materiais geossintéticos, produtos industrializados fabricados com polímeros sintéticos como poliéster e PVA, as geogrelhas vêm sendo utilizadas em obras geotécnicas no mundo todo há mais de 50 anos, permitindo substituir com vantagem métodos tradicionais da engenharia.
A confiabilidade de produtos capazes de suportar solicitações extremas, garantida por programas de controle de qualidade e pela certificação por laboratórios internacionais, permite não apenas realizar obras mais rápidas e econômicas, como também mais seguras, tanto em termos de proteção do meio ambiente, quanto em termos de carregamentos aplicados.
Desenvolvimento Especial de Geogrelhas com Resistência Inédita
As geogrelhas Fortrac, empregadas no Contorno Viário de Florianópolis, são um exemplo disso. Produzidas com materiais sintéticos de alto módulo de rigidez e baixa deformação, são envolvidas por um revestimento polimérico de proteção e apresentam excelente comportamento a longo prazo. Atuam como elemento de reforço e estabilização em aterros sobre solos moles, terrenos tratados ou estaqueados, muros de contenção e taludes íngremes.
Com 15 km de extensão, o segmento do Trecho Sul passa por terrenos acidentados, demandando a construção de túneis e de aterros, com alturas que variam até 12 metros, para alcançar o alinhamento necessário. As geogrelhas de alta resistência foram aplicadas para garantir a estabilidade geotécnica dos aterros em diversos segmentos e encontros de pontes, devido à presença de espessas camadas de solos moles.
A produção sem precedentes das geogrelhas Fortrac com resistência à tração de 1.750 kN/m, feitas a partir de filamentos de poliéster, foi realizada em condições especificamente determinadas para alcançar as inéditas propriedades mecânicas exigidas por este projeto. Sua customização reduziu o tempo de instalação em até 30%, contribuindo para diminuir o tempo de construção do aterro e melhorar as condições de trabalho e entrega do trecho reforçado com geogrelhas na base dos aterros.
Os resultados desse projeto na condição de ruptura (ULS-Ultimate Limit State) recomendaram diferentes segmentos reforçados com geogrelhas de resistências nominais à tração entre 200 kN/m e 2.000 kN/m. Esta especificação foi então otimizada com base nos Fatores de Redução certificados HUESKER que, por serem menores que as recomendações da literatura, resultaram numa resistência nominal final requerida de 1.750 kN/m. Assim, neste trecho foram empregados 150.000 m2 de geogrelhas para reforço, sendo parte desta quantidade atendida com geogrelhas Fortrac T com uma resistência de 1.750 kN/m.
Sua aplicação nesta obra mereceu destaque na capa da edição de junho de 2023 da revista Geosynthetics, importante publicação internacional sobre geossintéticos.
Plataforma Construtiva para Execução de Aterro de Ponta
Outro geossintético HUESKER utilizado nas obras do Contorno Viário de Florianópolis foi o geotêxtil tecido Basetrac Woven, nos trechos em que o solo local apresentava camadas superficiais com baixa capacidade de suporte e água aflorante. Aplicado para a implantação do aterro de conquista necessário ao acesso de equipamentos para a execução de geodrenos, também viabilizou o tráfego dos demais equipamentos da obra.
Estabilizando superfícies para a construção de estradas e pavimentos, Basetrac Woven possui uma textura de malha fina que permite que ele cumpra simultaneamente as funções de separação, filtração e estabilização. Com instalação simples, ajustando-se perfeitamente à superfície do terreno devido à sua grande flexibilidade, propicia uma economia de custos por meio da seleção da resistência biaxial necessária (de até 100 kN/m), enquanto o uso de painéis grandes simplifica a instalação em áreas amplas.
Este geotêxtil de polipropileno atua como reforço de plataforma construtiva para execução de aterro de ponta e de regularização, ou mesmo para a estabilização de estradas de acesso provisórias, devido ao seu elevado módulo de rigidez inicial. Pelo efeito membrana, promove a distribuição de carga, aumentando a resistência ao cisalhamento do solo e oferecendo um reforço construtivo que permite a entrada de equipamentos em terrenos difíceis e de solos moles.
No Contorno de Florianópolis, sobre o Basetrac Woven foi lançada uma camada de areia de aproximadamente 1m, servindo como camada drenante do aterro e oferecendo condições de suporte para a trafegabilidade dos equipamentos, sem rupturas ou afundamentos do aterro de conquista. Após a execução dos geodrenos foi executado o aterro em solo de jazida classificada conforme projeto.
Com características únicas, o novo corredor expresso foi projetado nos mínimos detalhes e construído com esmero. Com velocidade média de 100 km/h, permitirá que os motoristas que trafegarem pelo Contorno façam o trajeto com segurança em cerca de 40 minutos, o equivalente a 50% do tempo anteriormente empregado. Sua inauguração, em 09 de agosto, contou com a presença do presidente da República e de diversas autoridades, constituindo um marco na história da infraestrutura de transportes nacional.
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